História

 

A Associação de Professores de Ténis (actualmente Associação Portuguesa de Treinadores de Ténis) foi fundada em 2 de Fevereiro de 1986. Dado o reduzido número de treinadores existentes em Portugal na altura, a Associação era considerada por muitos como desnecessária. 
Apesar do cepticismo generalizado, nasce a APT graças ao árduo trabalho de: Carlos Marques, Alfredo Laranjinha, António Semedo.   
 
A 12 Dezembro 1997 a Associação foi revitalizada começando uma nova era da sua vida. A existência das Associações de Treinadores ganha uma importância institucional conferida pela Lei de Bases do Sistema Desportivo, passando as Associações de Treinadores a ter assento nas Assembleias-gerais das respectivas Federações. Os treiandores passam assim a ter uma voz activa e actuante nos destinos do desporto e no nosso caso particular do ténis.
 
Após reactivação, a APT passou a estar representada na Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, fazendo parte dos seus Corpos Sociais. 
A APTT é ainda um parceiro da Federação Portuguesa de Ténis na área da Formação conferido por um acordo celebrado para o efeito em 2003. A APTT tem ainda acento nas Assembleias Gerais da FPT e em 2005 celebrou um protocolo com a Associação de Ténis do Porto com o objectivo de organização de acções de formação em conjunto.
 
A APTT tem por missão representar e defender o interesse dos treinadores de ténis em Portugal, assim como lutar pela defesa da afirmação da carreira de treinador.
A Associação considera a Formação dos treinadores um pilar do seu projecto, procurando contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da FORMAÇÃO de treinadores de ténis em Portugal.